Dicas para não pagar mico com as diferenças culturais no exterior...

Situações estranhas sempre acontecem, e dar um fora aqui e outro ali é normal. Mas, em outros países, sempre existem algumas regrinhas de etiqueta que ajudam a gente a evitar micos ofensivos à cultura local.
Você não precisa ser um expert nos costumes do país que vai visitar, mas há alguns hábitos recriminados em determinados países e você pode evitar o mico de colocá-los em prática. Há gestos que para nós, brasileiros, são normais. Mas, em outros lugares os mesmos gestos podem até impedir o fechamento de um acordo de negócios.
Algumas dicas podem soar até óbvias de acordo com as situações, mas lembrar nunca é demais. Em países religiosos bem tradicionais como a Índia ou o Marrocos, por exemplo, é claro que você não vai querer usar roupas justas nem decotadas, né? E quem se meter a liberal por lá pode levar um sermão de boas maneiras em qualquer esquina. Dica: shorts e bermudas são liberados, mas devem ir até os joelhos.


Na China você não deve jamais rejeitar a comida que te oferecem. Se não der para comer de jeito nenhum, e isso pode ser mais frequente do que você imagina, disfarce, já que lá dizer não ao alimento é um mega insulto.
Continuando nos costumes do oriente, no Japão é normal dar uma leve curvadinha no corpo quando for cumprimentar alguém, principalmente os mais velhos. Fazer isso mostra respeito. Controle o volume da sua voz e das risadas, pois  falar ou rir alto pega muito mal entre os japoneses. Na hora de tomar sopa, você pode descartar a colher, pois bebe-se a sopa direto do prato, como se fosse um copo. Descarte também os elogios excessivos, porque lá quem muito elogia é interpretado como falso. Se você for a um onsen (termo japonês que define águas termais) SEMPRE lave e enxugue o seu corpo antes de entrar – entrar sem se banhar, cheio de ‘impurezas’, equivale quase ao nosso ‘fazer xixi na piscina’.
Na Ásia em geral, muito cuidado para não esbarrar em outra pessoa com os seus pés, pois eles são considerados a parte mais ‘baixa’ do corpo. Também não é bem visto apontar objetos com o pé ou colocar os pés em cima de cadeiras ou mesas quando está sentado (vamos combinar que mesmo no Brasil não é legal fazer isto em público!). No outro extremo, nunca brinque de ‘bagunçar o cabelo’ de um asiático – como a cabeça é a parte mais alta do corpo, eles encaram-na como a mais importante espiritualmente, e por isso ninguém deve tocá-las banalmente. Seguindo a mesma linha, você nunca deve sentar em cima de travesseiros, que foram pensados para descansar uma parte do corpo considerada tão importante.
Na Europa, por mais que os costumes pareçam menos distantes do que os nossos, também é fácil cometer uma gafe. Lá, detalhes podem soar como insultos. Na França, por exemplo, conversar com alguém com as mãos no bolso, ao invés de ser casual, é indelicado. Dá pra acreditar? Se você quer agradar, arriscar umas palavras em francês também é válido, pois franceses adoram quem ao menos tenta se comunicar como eles, e não aceitam muito pessoas que vão para lá pensando que só com o inglês vão conseguir se virar. Dependendo da região da França você até consegue se virar só com o inglês, mas a recepção não será muito calorosa.
Na Itália, não encare os gestos expansivos como grosseria. Italianos gesticulam pra caramba enquanto falam, fazem bastante contato físico, demonstram seus sentimentos abertamente – isto quer dizer: soltam um ‘Disgraziato!’ quando bem entendem e tem a mania de empurrar os amigos, mesmo que seja no meio da rua. Leve na brincadeira, lembre-se que não é pessoal e que a cultura deles pode parecer rude, mas não é.
Se você for pedir uma pizza na Rússia, é capaz de ter que sair de casa ou deixar o entregador entrar para te entregar. Isto porque os russos dizem que apertar as mãos no meio de uma entrada ou uma porta dá azar – e tem entregador de pizza supersticioso que se recusa a ‘negociar’ assim, mesmo que precise só receber o dinheiro e dar a pizza.
Os ingleses, por sua vez, zelam pela pontualidade. São sempre muito formais e vão te considerar mal educado se você, por exemplo, molhar o pão em um molho do seu prato. Também na Inglaterra (e em todo Reino Unido, junto com Austrália e Nova Zelândia), o símbolo da paz pode ser considerado um insulto. Aquele que é conhecido como V de vitória para os brasileiros (dedo indicador e o do meio formando um V) pode ser considerado o mesmo que mostrar o dedo do meio nestes países caso a palma da mão esteja virada para quem faz o sinal! Para não correr o risco de ser mal interpretado, quando quiser pedir dois pints ao garçom de um pub londrino, utilize o indicador e o polegar para demonstrar a quantidade.
Já na terra do Obama, a mania é soltar um “sorry” por qualquer motivo. Se esbarrar acidentalmente em alguém na rua, peça desculpas. Outro hábito norte-americano é dar gorjetas. Como muitas vezes no Brasil a taxa de serviço vem inclusa na conta, muitos brasileiros esquecem de dar a famosa tip para quem os atendeu em estabelecimentos norte-americanos como restaurantes, bares, hotéis, táxis e até salões de beleza. O valor depende de cada ocasião (para aprender a dar gorjetas nos Estados Unidos, leia este post que a Baunilha fez).
A questão é: existem diferentes culturas ao redor do mundo. E se você está indo para qualquer país, você é quem está “invadindo” esta bolha cultural, então vá de cabeça aberta e aprenda bastante com os diferentes costumes ao redor do mundo. Afinal, conhecer e conviver com novas culturas é o mais legal de um intercâmbio!
E vocês, já passaram por algum perrengue por causa das diferenças culturais? Conta aí nos comentários!
Vote This Post DownVote This Post Up+3

Nenhum comentário:

Postar um comentário