quarta-feira, 4 de julho de 2012

Como perder peso durante a gravidez:


  É incomum mulheres que estejam na gravidez se preocuparem com os quilos ganhos ao invés da saúde do bebê, não? Logicamente que as mulheres não devem aproveitar da situação e comer tudo que querem e que gostam de forma exagerada, pois todos os quilos ganhos ao longa da gestão são os mais difíceis de se perder, os quais devem ser eliminados com o fim da gestação. Há mulheres que nos primeiro trimestre de gestação emagrece, mas nos meses seguintes, ganha-se o peso novamente, sendo que o primordial é que você se alimente de forma saudável para não proporcionar nenhum tipo de risco ao bebê. É de senso comum de que uma mulher ganha peso durante a gestação, sendo que geralmente a gravidez faz com que a mulher tenha o ganho de 11 a 15kg, tal peso engloba no aumento do sangue e de fluídos na mãe, incluindo o aumento da placenta, do útero, do bebê e do fluído que o envolve. Desta forma, se você estiver grávida de um bebê com peso de 3.2kg, no fim da gestação você terá a necessidade de perder apenas 3kg para que consiga voltar ao peso normal.
Para determinar muito bem a questão de ganhar ou perder peso durante a gravidez, é importante ressaltar que o seu peso antes da gravidez, por exemplo, caso você tenha 60kg, você poderá não ganhar o peso de alguém de 50kg, ou seja, o peso que irá ganhar será o peso necessário para manter uma gravidez saudável. Desta forma, como na questão dita no início do texto, a regra principal é se preocupar com sua nutrição e não com o peso em si, por isso, existe a necessidade de seguir uma dieta saudável independente do seu peso inicial, pois a causa é a saúde do bebê e uma maior qualidade de sua gestação. Mesmo que você tenha muitos enjôos matinais e que poderão ser uma causa para o peso de peso nesta fase, onde tal problema irá desaparecer juntamente com os enjôos.
A gestação faz com que sejam acumulados fluídos na região inferior do corpo e nas extremidades, ou seja, isso é nada mais do que inchaço dos pés que é muito comum nesta fase da vida. A diminuição da quantidade de sal ingerida pode reduzir muito tal problema, a menos que esteja relacionado com a pressão sanguínea alta ou hipertensão. Outro fator que influencia no ganho e perda de peso durante a gravidez pode ser causado pelo próprio bebê, como a quantidade de líquido amniótico que o envolve.
De acordo com especialistas, nenhuma mulher  deve tentar perder peso durante a gestação, e muito menos fazer dietas de emagrecimento, pois o bebê necessita de uma dieta equilibrada assim como a mãe, para que os dois permaneçam saudáveis. No entanto, caso você não esteja feliz com seu atual peso ou sua aparência, procure conversar com seu médico para que seja elaborada uma dieta adequada para a gestação, e assim garantir a saúde de ambos. Lembre-se de que a aparência fofinha todas as futuras mamães tem, e não queira se comparar com as famosas da TV, por exemplo, pois estas contam com dietas e um bom investimento após o parto, para que assim alcancem o peso antigo tão rapidamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário