terça-feira, 13 de março de 2012





O verdadeiro significado de foda 




  Nunca, em nenhum outro momento da história deste país houve uma palavra que significasse tantas coisas ao mesmo tempo, e ao mesmo tempo não significasse nada especificamente. Uma saidinha rápida que a gente dá do meio acadêmico já faz a gente sentir uma enorme diferença de repertório verbal entre nosso grupo de colegas da faculdade e nossos demais grupos sociais (inscluem-se igreja, família, colegas de trabalho, etc.). O povo usa FODA pra descrever tudo. É impressionante. Eu poderia dizer a frase:
“Viu como o novo museu mostrou-se tão imponente face ao belíssimo pôr-do-sol, raríssimo nestes dias,  junto aquela imagem divina, parece que pintada ao fundo? Pareceu-me de uma magnificência tão esplendorosa que encheu meu espírito de vigor”


Novo Museu da Açucareira, Governador Valadares - MG

Aí chegaria o pós-neo-dialogante do século XXI e diria:
 “Cara (isso quando não dizem caralho)... O novo museu é Foda!”
Depois disso não precisa dizer mais nada. Tudo já foi entendido. Ainda faz o sinalzinho de “o” com o polegar e o indicador, indicando que ele aprova o museu.
Mas isso é apenas o princípio das dores. Há mais. Na verdade há muito mais – no final, haverá choro e ranger de dentes, não se esqueça disso jamais! Outro exemplo cotidiano das múltiplas facetas apresentadas por esta palavrinha tão cheia de significado: a mãe do seu melhor amigo morre e você chega, todo tristonho para consolá-lo (isso se ela não for a Nazareth Tedesco):
“Que foda cara... sua mãe morreu, né?”
E no outro dia, após o velório tem a última prova do ano e você tem que fazer se não quiser repetir o 3º ano (é... por que a pessoa que conversa só assim ou está presa no 3º ano ou está cursando Engenharia Civil, mas isso não vem ao caso) e você se revolta no facebook:
“Que foda! Amanhã tem prova e eu nem peguei na apostila!”




Mais tarde, no exame de rua, ao tirar a habilitação, comenta irritado com o amigo do lado:
“Já é a terceira vez que esse povo me fode. Se eu não passar agora, eu vou comprar a minha carteira lá no Espírito Santo!”


À noite, para desestressar deste dia cheio de provas, procura um motel de R$1,99 a hora (isso existe?), com a garota de programa mais barata que encontra, afinal gastou rios de dinheiro com a auto-escola e ele não precisa de mulher gostosa, até por que é só pra liberar libido mesmo! E depois conta vantagem para os amigos no bar:
“Ontem eu peguei uma loira... mas uma loira gostosa toda. Mas que foda delisiosa, hã? Fodi a noite toda...”
E os amigos fazem cara de que acreditam e o coitado acha que estão morrendo de inveja dele, O Garanhão (por que não vem ao caso comentar que você broxou e alegou pra moça que estava estressado e não quis nem pagá-la por causa disso. Isso são apenas detalhes insignificantes).


Relatos de algumas pessoas
(todo entusiasmado) “MEU! Você viu o último episódio de Glee? FOOOODDDDAAAAAA!!!!!”
(Cara de triste) “Que foda, véi. O episódio de hoje estava imperdível e aquela minha tia chegou na hora e colocou em ‘Maria do Bairro’.”
(todo fanático) “Adele é foda Dimais! Viu só? Ganhei seis Gramys!”
(contra-modinhas, cara de desdém) “Adele, aquela mulher mais foda? Onde vamos parar meu Deus?!?”

Bem, depois dos seus velórios, suas provas, suas transas (ou não necessariamente) e seus amigos no bar, chega o dia de fazer um simulado para o Enem (se não estiver já no curso de engenharia, é claro), pois afinal de contas, quer ser alguém na vida. É dado o tema e lançado o desafio: “Amazônia – Desafios da preservação”. Aí você, todo se achando nerdzinho:

A imponente beleza da floresta amazônica

“NOH, Cara! A Amazônia é muito foda, meu! Viajei até lá nas férias de dezembro e me fudi todo com aquela mosquitaiada foda. Mas o problema é que os cara tão fudendo com a nossa natureza. Essas cara tem que se fuder! Mas os fudidos dos nossos políticos não fazem leis pra poder foder com os caras que fodem com uma natureza tão foda quanto a de um país tão fudido e potencialmente fodedor como o Brasil. Caralho, porra! Isso fode com a mata, com o turismo, e só enriquece cada dia mais os fazendeiros fodões de lá. Muito foda isto, quase chego a chorar. O Brasil, é de todos e de todas. Brasil: país rico é país sem miséria (frasinha da Dilma presidenta para ver se aumenta um pouco a nota da redação).
A ideia até que é boa, mas... bem, prefiro não comentar. E por aí vão os significados de foda: amar, acabar, morrer, brilhar, explodir, prender, chata, gostosa, bonita, inteligente, intragável, rico, poderoso, exuberante, e blábláblá, blábláblá, blábláblá... Tudo vai depender do contexto, e de toda encenação de corpo, rosto e entonação de voz do locutor. E eu acho que é melhor parar por aqui para não render mais assunto.
Ah.. e a propósito, você tirou 3 na prova valendo 25 e se fudeu mais uma vez na auto-escola – a passagem para o Espírito Santo está barata mesmo, você nem se importa com isso. Ah... mas e daí? Foda-se! E pra se consolar, vá caminhando, cantando e seguindo a seguinte canção:


Sou foda na cama eu te esculacho
Na sala ou no quarto
No beco ou no carro 
Eu... eu sou sinistro
Melhor que seu marido
Esculacho seu amigo
No escuro eu sou um perigo...


Nenhum comentário:

Postar um comentário