quarta-feira, 7 de março de 2012

A importância do Sol para a Terra.

Talvez a influência mais importante do Sol em relação à Terra seja garantir a esta a sua posição relativamente estável no espaço. Sem a força da gravidade do Sol para atraí-la para sua órbita, a Terra seria um planeta errante no espaço, e provavelmente logo colidiria com algum outro corpo celeste. Ou seja, em todos os sentidos a Terra deve ao Sol a sua existência.

O Sol é a principal fonte de energia primária para a Terra: mesmo a energia elétrica produzida por uma usina hidrelétrica tem a sua origem no Sol. Explicando melhor: a energia radiante do Sol provoca a evaporação das águas, que se condensam nas partes mais altas da Troposfera e originam as nuvens e depois a chuva. Parte da água da chuva que infiltra na Terra passa a correr pela superfície da mesma através de rios, até ser capturada por uma represa, onde a energia eletromagnética do sol, que já havia sido transformada em energia mecânica (cinética), transforma-se em energia potencial. Na saída do reservatório, a energia potencial das águas transforma-se novamente em energia cinética, e as águas movem as turbinas onde a energia cinética da água em movimento se transforma em energia elétrica.


Analogamente, a energia que move a esmagadora maioria dos seres vivos é oriunda da fotossíntese, reação química na qual a energia eletromagnética do sol se transforma em energia química nas plantas, as quais, uma vez ingeridas pelos animais, fornecem a eles o alimento que proverá de energia todos os processos fisiológicos de seus organismos, desde a energia mecânica dos músculos à energia neuroquímica do sistema nervoso. Em síntese: nós, seres humanos, somos movidos à energia solar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário