quarta-feira, 7 de março de 2012

Como receber o seguro desemprego...

 O seguro desemprego é um beneficio temporário que foi criado pelo governo com o objetivo de prestar assistência financeira aos trabalhadores que forem dispensados de seu emprego sem justa causa. Para poder ter direito de receber o seguro desemprego é necessário que o trabalhador se enquadre nas seguintes condições: ter recebido salários consecutivos durante os últimos seis meses; ter trabalhado no mínimo seis meses nos últimos 36 meses; não possuir renda própria para o sustento de seus familiares; estar desempregado quando for requerer o benefício; não estar recebendo nenhum benefício por parte do INSS. Para requerer o seu benefício, o trabalhador deve receber do empregador um formulário que se chama “Requerimento do Seguro-Desemprego”, o qual deve ser em duas vias, os quais devem estar devidamente preenchidos e a partir disso o trabalhador deve dirigir-se a um dos locais de entrega dos seguintes documentos: Carteira de Trabalho, Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho que deve estar quitado; Comprovante de inscrição no PIS/PASEP; Carteira de Identidade; Documentos para levantamento dos depósitos de FGTS; Comunicação de Dispensa; Requerimento do Seguro-Desemprego, Cadastro de Pessoa Física (CPF); Comprovante dos dois últimos holerites ou recibos de pagamento. A primeira via é marrom e significa Comunicação de Dispensa, já a segunda via é verde e significa Requerimento do Seguro-Desemprego. Através disso, o trabalhador dará entrada ao seu seguro desemprego. O trabalhador tem do sétimo ao centésimo vigésimo dia após a data de demissão para dar entrada ao seu seguro desemprego. Dependendo do tempo de trabalho o trabalhador recebe até seis meses de seguro desemprego.

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