terça-feira, 26 de junho de 2012

O que é um distúrbio bipolar?

O que é um distúrbio bipolar?
O transtorno bipolar é distúrbio psiquiátrico na qual a sua maior característica é a mudança repentina de humor, que varia nas fases de grande euforia e intensa tristeza.
Estas oscilações de humor podem causar grandes transtornos para o individuo chegando a comprometer seus relacionamentos, seus desempenhos no trabalho e até mesmo levar ao suicídio. Apesar da gravidade do distúrbio, a doença tem tratamento se for bem diagnosticada.
Às vezes a doença se manifesta logo na infância onde os primeiros sintomas podem ser irritabilidade em excesso, impulsividade e muita afetividade. Mas na maioria dos casos a doença geralmente é descoberta na adolescia até os 19 anos de idade, no caso de mulheres podendo começar entre os 45 a 50 anos (mas raramente acima dos 50 anos de idade), e quando isso ocorrer é muito importante prestar atenção.
Fora os sintomas de fase de mania, encontram-se: depressão, aumento da energia, euforia excessiva, irritabilidade, insônia, otimismo e confiança exagerados, aumento no desejo sexual. Assim, três ou mais sintomas, como estes devem estar presentes por no mínimo uma semana. Já na etapa da depressão, o paciente apresenta sintomas de grande tristeza e apatia, sentimento de culpa, dificuldade de concentração, pessimismo, mudanças no apetite, perda ou ganho no peso, nos casos psicóticos; alucinações e delírios.
As origens do transtorno bipolar não são inteiramente conhecidas. Portanto, a maioria dos cientistas concorda que as causas do distúrbio são imensas, havendo uma interação entre fatores genéticos e ambientais. O transtorno bipolar pode ser tratado e assim pode ser que se alcance um resultado satisfatório no tratamento e principalmente na estabilidade do humor. Para tal, após o diagnostico preciso, é medicamentoso, envolvendo uma série de medicações chamada de estabilizantes de humor, da qual carbonato de lítio é o mais estudado e utilizado. Um longo acompanhamento psiquiátrico deve ser mantido por certo período, uma boa dica é que algumas formas de terapia podem colaboram em um numero relativo no tratamento.
Como se percebe, esse tipo de transtorno pode prejudicar enormemente o individuo. Assim, é importante prestar bastante atenção nos seus sintomas para que se possa buscar ajuda o quanto antes e ter acesso para o tratamento adequado, evitando que a doença acarrete em danos irreparáveis a vida do individuo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário